Os tipos de papel variam muito e saber qual o melhor papel para marcador de página vai te ajudar a criar excelentes materiais.

Qual o melhor papel para marcador de página?

Você sabe qual o melhor papel para marcador de página (ou de livro)?

Fazer o seu próprio marcador de página pode ser uma excelente alternativa para colocar em prática a sua criatividade e fazer algo mais exclusivo ou personalizado.

Entretanto, é preciso atentar-se a alguns pontos importantes, como qual o tamanho de um marcador e o papel a ser utilizado.

Isso porque, se você fizer em papel sulfite, uma folha mais simples, seu material vai ficar com uma qualidade inferior, mole e fácil de rasgar.

E nós preparamos este artigo, para te explicar as opções de papel disponíveis no mercado e qual você pode utilizar.

O que é gramatura e quais os tipos de papel disponíveis no mercado?

Gramatura refere-se a densidade do papel que é representada em gramas por metro quadrado ou g/m². Papéis mais grossos tem mais gramatura que papeis mais finos.

Existem papéis com gramatura que variam de 30, 120 a 360g e cada um tem a sua utilidade. Os papéis sulfite mais comuns, por exemplo, possuem uma gramatura de 75g.

Entender o termo é importante para evitar que você compre o papel errado e seus marcadores não fiquem com uma qualidade inferior.

Mas qual a gramatura ideal para fazer um marcador de livros?

Ao criar um marcador de página, o nosso objetivo é escolher um papel consistente.

Evitar um papel fino ou grosso de mais é fundamental. Aqui o equilíbrio é que vai deixar o nosso marcador com uma qualidade superior.

Dito isto, papéis com uma gramatura de 30 a 75 g não são ideais para este projeto, por isso, papéis couché ou kraft nessas densidades não são indicados.

Papéis com uma gramatura de 120 a 240 g já podem ser opções interessantes, pois eles normalmente são utilizados para a confecção de convites ou cartões de visita.

Nessa gramatura, o papel cartão, vegetal e a cartolina são os mais comuns.

Os ideais para marcadores de página são aqueles com uma gramatura entre 250 a 350 g pois são tipos de papéis mais utilizados em produtos muito manuseados.

Papel couché é o mais indicado nesses casos.

E você, tem utilizado que tipo de papel para criar seus próprios marcadores de página? Conte para nós e deixe sua opinião na caixa de comentários abaixo.

Deixe um comentário